sexta-feira, 16 de outubro de 2009

PETRÓLEO

INTRODUÇÃO

Neste trabalho falaremos sobre o petróleo suas principais aplicações,como é extraído e que o petróleo é uma mistura complexa de hidrocarbonetos que, associada a pequenas quantidades de nitrogénio, enxofre e oxigénio, se encontra sob forma gasosa, líquida ou sólida, em poros e fracturas, em geral de rochas sedimentares.

ORIGEM

O petróleo é um recurso natural abundante, porém sua pesquisa envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também atualmente a principal fonte de energia.

Para a maioria dos geólogos e geoquímicos, a hipótese mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos.


COMPOSIÇÃO:


Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogénio (hidrocarbonetos).Associada a pequenas quantidades de nitrogénio, enxofre e oxigénio, se encontra sob forma gasosa, líquida ou sólida, em poros e fracturas, em geral de rochas sedimentares.

PROCESSO DE DESTILAÇÃO DO PETRÓLEO


O petróleo, após ser extraído da natureza, é transportado para as refinarias e começa a ser fraccionado através de aquecimento em tanques apropriados dando origem a vários subprodutos, esse processo é denominado de destilação fraccionada.

Os derivados do petróleo são hidrocarbonetos (compostos por átomos de carbono e hidrogénio), sendo os mais leves formados por pequenas moléculas, como, por exemplo, o etano (C2H6), e os mais pesados contendo até 70 átomos de carbono.

A destilação acontece justamente por essa diferença de tamanho das moléculas, quanto menor a molécula de hidrocarboneto, menor é a sua densidade e temperatura de evaporação.
Através do quadro abaixo é possível ter uma ideia do que é o destilamento do petróleo, e como os diferentes subprodutos vão sendo obtidos a partir do aumento de temperatura:





UTILIZAÇÃO E APROVEITAMENTO


Utilização de cada um dos subprodutos do petróleo:

Gás de petróleo: dá origem ao gás de cozinha.
Gasolina: usada como combustível de motores auto motivos.
Querosene: combustível próprio para aviões.
Diesel: é o combustível de ónibus, caminhes, tratores.
Lubrificante: aplicado em máquinas e peças para aumentar a vida útil desses equipamentos.
Óleo: também chamado de óleo combustível, é ele o responsável pela movimentação de navios.
Asfalto: este é o último produto a ser fraccionado, e apresenta aspecto denso, é usado na pavimentação de ruas e estradas.


CONCLUSÃO


Concluímos neste trabalho que o Petróleo é uma dos principais segmentos da economia brasileira e mundial. Sendo muito cobiçado e gerando enormes lucros, o petróleo da origem a inúmeros derivados, os quais utilizamos diariamente


Fonte: www.mundoeducacao.com.br

http://pt.wikipedia.org/

Título: Petróleo; Composição e Processo de destilação, Utilização e aproveitamento- Origem

Acesso: 13 de Outubro de 2009



Postado pelos alunos do 3º ano: Carlos A. Wickert, Gilberto de Fransa, Joana R.Henz

email: carlos_wik@hotmail.com gilberto_fransa@hotmail.com joanarobertahenz@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário