quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Aterro sanitário

Introdução

Os aterros sanitários são instalações criadas para haver uma deposição segura dos resíduos produzidos pelos habitantes das cidades e dos meios rurais. Estes são construídos com critérios específicos de engenharia e ambientais com vista em proteger o meio ambiente (ar água e terra). Os aterros implicam não só a utilização de meios mecânicos mas também um conjunto de regras essenciais para sua correta exploração.

Aterro sanitário

Diferença entre uma lixeira e um aterro sanitário na lixeira eram depositados todos os tipos de lixo . O lixo era depositado diretamente no solo sem qualquer isolamento e raramente havia cobertura do lixo depositado, com terras. As águas poluentes infiltravam-se no solo e escoriam para as linhas de água e os gases libertados pela fermentação do lixo eram diretamente libertadas para atmosfera.
Num aterro sanitários apenas são depositados certos tipos de lixo. Há aterros sanitários para lixo doméstico outros para resíduos industriais etc. Aterros são espaços totalmente vedados e com acesso controlado por uma portaria de modo a identificar e autorizar ou não a deposição dos resíduos. Toda área onde se irá depositar o lixo, esta impermeabilizada de modo que não haja infiltração de poluentes no solo.
Os lixiviados são retirados da área do aterro e enviados para uma ETAR, onde serão tratados. o biogás que também é retirado e tratado, podendo mesmo ser feito o aproveitamento energético desses gases. Os resíduos são cobertas diariamente co uma camada de terra para evitar os maus cheiros e também o aparecimento de animais.
Biogás é a mistura dos gases que se libertam da degradação dos resíduos e que pode ser explosivos em determinadas condições. Para minimizar impactos, o aterro esta equipado com uma rede de drenagem de biogás. O gás produzido é encaminhado através da rede de drenagem do biogás até o queimador onde ocorre a sua combustão. Está a ser ultimado um projeto para fazer o seu aproveitamento na produção de energia.
Os lixiviados são um liquido altamente poluente que se forma durante a decomposição dos resíduos e normalmente são substituídos por matéria orgânica e ácidos inorgânicos. para evitar que esses resíduos se acumulem no aterro é instalada por toda a base uma rede de drenagem que encaminha os lixiviados para a ETAR no centro de tratamento. Por toda a área principalmente nas áreas já encerradas, a água da chuva é encaminhada, por uma rede de drenagem de águas fluviais para fora da aterro. É uma medida necessária uma vez que o volume das águas lixiviados formam-se maioritariamente a partir de água com origem de fonte esternas tais como precipitação, escoamentos superficiais, águas subterrâneas ou águas de nascentes.
Resíduos são quaisquer substancias ou objetos que já não tem uso por parte de pessoas, industrias e serviços.
Resíduos sólidos urbanos que são resíduos domésticos produzidos pela população(metais, vidro, plastico, etc.). Resíduos industriais são resíduos produzidos em atividades ou processos industriais. Resíduos hospitalares que são resíduos produzidos em unidades de prestação de cuidados a saúde, incluindo as atividades medida de diagnóstico (luvas, seringas).
Esses resíduos passam por tratamentos
° Micro ondas – esse tratamento permite exterminar os germes que são transportados pelo lixo.
° Autoclavagem – esse tratamento é efetuado com o uso de compostos clorados.
° Desinfecção química – esse tratamento é efetuado com o uso de compostos clorados.
° Tratamento de lixiviados – o tratamento de lixiviados faz-se em geral por combinação os tratamentos biológicos e avançados.
Os aterros sanitários são uma solução muito mais vantajosa do que as antigas lixeiras. Um aterro sanitário permite uma deposição correta dos resíduos sólidos urbanos (lixo) e tem uma grande capacidade de recepção de resíduos. A maior vantagem dos aterros sanitários prende-se com uma redução dos riscos da poluição ambiental manifestando-se assim um bom método, solução para a degradação dos resíduos produzidos pelo homem.
Alem desta vantagem os aterros sanitários são o que melhor poderia acontecer a sociedade atual em termos de solução ambiental, por que evitam a transmissão de doenças.
Possibilitam também uma deposição de substancias dificilmente biodegradáveis. O aterro garante a qualidade de vida das gerações futuras.

Conclusão

As questões do meio ambiente e da poluição tanto preocupam as populações atuais. Mas hoje se reconhece, eram falhas que o homem tem vindo a cometer ao longo do tempo que é a destruição e poluição.
Os aterros sanitários tem um elevado custo para a sua construção mas na situação atual apresenta a melhor solução.

bibliografia

fonte: www.engepasaambiental.com.br e www.dazibao.com

alunos: Cleocir, Cludia, Fábio e Suéli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário