quarta-feira, 21 de outubro de 2009

EFEITO ESTUFA

O efeito estufa ou efeito de estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como conseqüência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir.

O que se pode tornar catastrófico é a ocorrência de um agravamento do efeito estufa que destabilize o equilíbrio energético no planeta e origine um fenômeno conhecido com aquecimento global.

Pesquisas feitas nos ultimo 50 anos mostram que a maior parte deste aquecimento se deve provavelmente ao aumento dos gases do efeito estufa.

Os gases de estufa CO2, CH4,N2O, absorvem alguma radiação infravermelha imitida pela superfície da terra e radiam por sua vez alguma da energia absorvida de volta para a superfície.

Recentemente o teor em CO2 na atmosfera tem aumentado e esse fato é responsável pelo chamado efeito estufa. O aumento do teor em CO2 é devido:

* ao aumento cada vez maior da queima de combustíveis;

* a diminuição do processo da fotossíntese, devido à devastação das florestas.

O efeito estufa, embora seja prejudicial em excesso, é na verdade vital para a vida na Terra, pois é ele que mantém as condições ideais para a manutenção da vida, com temperaturas mais amenas e adequadas. Porém o excesso de gases responsáveis pelo efeito estufa, ao qual desencadeia um fenômeno conhecido como aquecimento global, que é um grande vilão.

Contudo por conta das mudanças climáticas que estão ocorrendo, nosso planeta corre o risco de sofrer sérios aumentos em sua temperatura, assim como aumento do nível dos oceanos por causa das chuvas incessantes, além de haver descongelamento das calotas polares ocasionando na morte dos animais marinhos.
As queimadas e o desmatamento das florestas causariam a extinção de inúmeros animais, e apenas alguns sobreviveriam adaptando-se as novas condições climáticas. Os biomas se alterariam e ainda ocorreriam mais tragédias, portanto preserve o planeta o quanto antes senão as gerações futuras sofrerão as conseqüências. As pessoas começam a perceber aos poucos a gravidade desse problema ecológico, a elevação da temperatura terrestre se deve a emissão de poluentes à atmosfera. São os gases resultantes da queima de combustíveis fósseis os mais prejudiciais, por isso o uso do petróleo deve ser freado urgentemente.

Caso a situação não seja contida, as calotas polares vão derreter aos poucos, elevar o nível dos oceanos e promover a inundação de cidades litorâneas. Biomas terão a vegetação alterada e muitos animais entrarão em rimo de extinção pelo fato de perderem o habitat. A miséria e a fome vão se manifestar mais intensamente devido as mudanças climáticas.



CONCLUSÃO

O efeito estufa nada mais é do que um gás natural presente na atmosfera terrestre, que é causado pelo CO2. Os principais responsáveis são os desmatamentos, poluição, queimadas etc., causando assim derretimento das calotas polares e mudanças climáticas.

Bibliografia- http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_estufa

Alunas- Joice aline Lenhard, Denise Esswein e Marcia Luciane Pappis

Serie- 3º 311





Nenhum comentário:

Postar um comentário