quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Carvão Mineral

Introdução

Neste trabalho ,apresentamos a origem do carvão mineral ,sua formação durante milhões de anos a composição do mesmo assim como sua aplição e seus beneficios.

Origem do carvão mineral

A madeira é constituída principalmente por carbono ,oxigênio e hidrogênio. Quando soterrada ,a madeira elimina CO2 ,CH4 e H2O
no processo de fossilização. O carvão mineral ou natural é um produto da fossilização da madeira depois de decorridos milhões de anos.

Composição

O carvão mineral é um combustível fóssil natural extraído do solo por processos de mineração. É um mineral de cor preto ou marrom prontamente combustível. É composto primeiramente por átomos de carbono e magnésio sob a forma de betumes. Dos diversos combustíveis produzidos e conservados pela natureza sob a forma fossilizada acredita-se ser o carvão mineral o mais abundante.

Beneficiamento

O beneficiamento consiste em processos que visam a redução da matéria inorgânica existente no carvão melhorando dessa forma a qualidade. O carvão ROM é o minério bruto obtido diretamente da mina ,sem sofrer nenhum tipo de beneficiamento e é retirado através de correia transportadora ou vagonetes. O carvão PRÉ-LAVADO é o minério que após sua extração sofre o primeiro beneficiamento nas “bocas da mina” ficando com menor quantidade de impurezas. A LAVRA é o processo de extração do carvão que pode ser a céu aberto ou subterrâneo e consiste na remoção da camada estéril deixando a camada de carvão ao tempo ,onde então ,extrai-se o carvão mineral. A PIRÓLISE DA HULHA é o processo de destilação do carvão e é feita sob aquecimento de aproximadamente 1000 graus célsius e na presença de corrente de ar. Obten-se quatro frações ,sendo uma gasosa ,duas liquidas e uma sólida.

Formação do carvão

Da-se a deposição de matéria orgânica numa bacia (no local de formação ou não). Em seguida começa a incarbonização externa a uma pequena distância da superfície na qual se decompõe a matéria orgânica em carbono e voláteis ,por meio de bactérias anaeróbias que se alimentam de hidratos de carbono. A incarbonização interna vem após os terrenos sofrerem um abatimento ou subsidência ,estando assim em condições de temperatura.
Aplicação do carvão mineral
A principal aplicação do carvão mineral é de servir como combustível ,principalmente para atividades metalúrgicas e de geração de energia. Do carvão mineral ( in natura ) também e possível extrair grande numero de subprodutos ,como alcatrão ,do qual se destilam o benzol e o benzeno, xilol, toluol ,e outros compostos orgânicos alem desses ,obtêm-se secundariamente o ácido fênico ou fenol a naftalina etc...


Conclusão

O carvão mineral leva anos para se formar ,por isso é considerado um combustível importante e muito utilizado pelo ser humano.


Bibliografia

Origem do carvão mineral ,composição ,beneficiamento e aplicação.

Http://pt.wikipedia.org/wiki/carvão_mineral
Http://www.geocities.com/capecanaveral/5534/newpage11.htm
Http://www.algosobre.com.br/quimica/carvao.html/br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080324092542AAFFXVc
www.brascook.com.be/html/carvao.htm


autoras:Kelly Bilha ,Marivana A. da Silva ,Sabrina Seidel e Claudia Franz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário