quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Gás Natural

Introdução

O gás natural é originado de fósseis da pré-história, encontrado muitas vezes junto com o petróleo e é menos poluente que os derivados do petróleo.

A origem do gás natural


O gás natural é uma mistura de vários gases, e o principal é o metano. O resultado da transformação de fosseis de animais e plantas que existiam na pré-história. O território brasileiro, especialmente a região litorânea, é rica em gás natural, o que garante seu abastecimento. O gás natural é extraído de reservas que ficam nas montanhas ou no fundo dos oceanos.
O gás natural não tem cor, cheiro e nem gosto, mas queima com muita facilidade. Seu odor é fruto da adição de produto químico, afim de garantir sua percepção em eventual caso de vazamento.

Composição do gás natural

A composição do gás natural bruto é função de uma serie de fatores naturais que determinam o seu processo de formação e as condições de acumulação do seu reservatório de origem.
O gás natural é encontrado em reservatórios subterrâneos em muitos lugares do planeta, tanto em terra quanto no mar, tal qual o petróleo, sendo considerável o número de reservatórios que contêm gás natural associado ao petróleo. Nestes casos, o gás recebe a designação de gás natural associado. Quando o reservatório contêm pouca ou nenhuma quantidade de petróleo o gás natural é dito não associado. Quando o reservatório contêm pouca ou nenhuma quantidade de petróleo o gás natural é dito não associado.
Composição do gás natural bruto
Os processos naturais de formação do gás natural é a degradação da matéria orgânica por bactérias anaeróbias, a degradação da matéria orgânica e do carvão por temperatura e pressão elevadas ou da alteração térmica dos hidrocarbonetos líquidos.
A matéria orgânica fóssil é também chamada de querogêneo e pode ser de dois tipos: querogêneo seco, quando proveniente de matéria vegetal e querogêneo gorduroso, quando proveniente de algas e matéria animal.
No processo natural de formação do planeta ao longo dos milhões de anos a transformação da matéria orgânica vegetal, celulose e lignina, produziu o querogêneo seco que ao alcançar maiores profundidades na crosta terrestre sofreu um processo gradual de cozimento, transformando-se em linhito, carvão negro, antracito, xisto carbonífero e metano, dando origem as gigantescas reservas de carvão do planeta.
A transformação da matéria orgânica animal não sofreu o processo de cozimento e deu origem ao petróleo. Nos últimos estágios de degradação do querogêneo gorduroso, o petróleo apresenta-se como condensado volátil associado a hidrocarbonetos gasosos com predominância do metano. Por esta razão é muito comum encontrar-se reservas de petróleo e gás natural associados.
O gás natural como encontrado na natureza é uma mistura variada de hidrocarbonetos gasosos cujo componente preponderante é sempre o Metano. O gás natural não associado apresenta os maiores teores de Metano, enquanto o gás natural associado apresenta proporções mais significativas de Etano, Propano, Butano e hidrocarbonetos mais pesados.

Composição do gás natural comercial

Composição comercial do gás natural é variada e depende da composição de gás natural bruto, do mercado atendido do uso final e do produto gás que se deseja. Apesar desta variabilidade da composição, são parâmetros fundamentais que determinam a especificação comercial do gás natural o seu teor de enxofre total, o teor de gás sulfídrico, o teor de gás carbônico, o teor de gases inertes, o ponto de orvalho da água, o ponto de orvalho dos hidrocarbonetos e o poder calorífico.


Utilização

O gás natural é empregue diretamente como combustível, tanto em indústrias, casas e automóveis. É considerado uma fonte de energia mais limpa que os demais derivados do petróleo e o carvão.
Combustível: a sua combustão é mais limpa e dá uma vida mais longa aos equipamentos que utilizam o gás e menor costo de manutenção.
Automotivo: utilizado para motores de ônibus, automóveis e caminhões substituindo a gasolina e o álcool, pode ser até 70% mais barato que os outros combustíveis e é menor poluente.
Industrial: utilizado em indústrias para a produção de metanol, amônia e uréia.


Conclusão

O gás natural tem muitas vantagens, pois é uma energia mais limpa que os demais derivados do petróleo e o carvão. Alem de ter grande importância com a utilização de combustível e seu uso indústrial.

Referências


A origem do gás natural. Disponível em: <>. Acesso em: 22 de outubro de 2009.
Composição do gás natural. Disponível em: . Acesso em: 22 de outubro de 2009.

Alunos do terceiro ano: Jessica Dos Santos, Neide Endres, Vanessa Diel, Maicon Herbet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário